O paisagismo sempre está presente no nosso dia a dia. Às vezes, ele até passa despercebido aos nossos olhos, mas o paisagista é um profissional extremamente importante e que faz toda a diferença nos ambientes.
Você sabe o que é um paisagista? Deseja se especializar na profissão? Confira a seguir quais são suas especialidades e o que é preciso fazer para se tornar um.
O que faz o paisagista?
O paisagista possui uma missão muito importante, que é a de recompor os lugares afetados pelas construções usando vegetação, iluminação, grama sintética decorativa e cores de acordo com a ecologia, clima e estilo arquitetônico do lugar.
Um paisagista possui muito conhecimento em flores, folhagens e propriedades do solo, então ele é capaz de determinar quais plantas podem ser usadas ou não, sempre priorizando a preservação da natureza.
O profissional pode trabalhar na criação de jardins externos, caminhos, pavimentação, áreas de lazer, jardins de inverno e qualquer ambiente que tenha ligação entre natureza e seres humanos.
O paisagista pode trabalhar tanto com contrato CLT quanto como prestador de serviço.
Ele pode atuar em escritórios paisagismo, de arquitetura e de design. Além disso, o profissional também encontra oportunidades em construtoras, órgãos públicos, imobiliárias e empresas de jardinagem e plantas ornamentais.
Curso de Paisagismo
Para se tornar um paisagista, o aluno deve ter gosto pelas plantas e pela ter e precisa se dar bem em cálculos, pois não basta apenas orientar a plantação de modo aleatório, existe bastante estudo e contas a fazer para que um ambiente fique perfeitamente bonito e funcional.
Confira como se tornar esse profissional:
Pós-graduação
Embora o Paisagismo seja extremamente necessário, ainda não existe uma graduação específica para ingressar na profissão.
Portanto, se você pretende fazer o ensino superior e atuar na área, é preciso se formar em um curso que tenha a ver com a profissão para depois estudar uma pós-graduação em Paisagismo. Arquitetura, Engenharia e Agronomia são cursos que estão relacionados
Técnico
Como foi dito anteriormente, não existe uma graduação específica para se tornar um paisagista, mas se esse é seu sonho, você não quer esperar para começar e já deseja ir para o mercado de trabalho, o curso técnico em Paisagismo pode ser uma ótima alternativa.
O curso precisa ter um carga horária total mínima de 800 horas — por volta de 3 semestres, dependendo do número de horas semanais — e durante o curso, o aluno estuda matérias de: “Criação e manutenção de jardins”, “Projetos, Meio ambiente”, “Desenho arquitetônico”, “Legislação”, “História”, “Manejo de solo, irrigação e equipamentos”, “Técnicas de empreendedorismo”, “Botânica” e “Cultivo de plantas ornamentais”.
Cursos livres
Existem ainda muitos cursos livres de Paisagismo e a maioria deles é feito por educação à distância, o que facilita o acesso.
Essa é uma ótima opção para quem tenha interesse em se tornar um paisagista, mas que ainda esteja estudando a possibilidade.
Ao fazer alguns desses cursos, você pode ter uma ideia de como é a profissão e fazer uma escolha com mais convicção.